Vim Estudar Em Stavanger, Na Noruega

Um Aviso Bastante Especial: Vim Estudar em Stavanger, na Noruega

Estreio esse blog com um aviso importante: que eu vim estudar na Noruega, sim eu passei para um mestrado em Marketing e Analise de Dadoso na Universidade de Stavanger. Abaixo eu vou contar sobre a minha história com a Noruega, e explicarei como se deu o processo para ser aceita na universidade ♥

Como Tudo Começou…

Quem me conhece há muito tempo sabe o quanto eu penei e lutei para fazer disso uma realidade, mas a verdade é que nada teria sido possível se não fosse pelo apoio do meu namorado e da minha família. Passar alguns meses turistando naquele lugar que já foi cenário de tantos sonhos é bem diferente do que ir para morar. Só de pensar em ter que abandonar meu quartinho, meus amigos, meus sobrinhos, o sol, a minha rotina de atividade física, eu fico bastante nervosa. Decidir estudar em Stavanger não foi fácil, mas foi uma decisão necessária. A minha história de vida pedia para que eu seguisse em frente, e meu relacionamento também. Além disso, eu sempre sonhei em estudar fora, principalmente na Noruega.

Eu tenho um histórico de longa data com a Noruega, que vai além das minhas viagens para lá. Mesmo antes de ter pisado no país pela primeira vez, eu já tinha esse sonho louco de aprender o idioma e conhecer a cultura de lá. Conversava com estranhos online para perguntar coisas sobre a Noruega, e treinava meu norueguês mal e porcamente escrevendo com a ajuda do Google Tradutor. Mas, em diversos momentos eu pensava “é isto, eu jamais irei conhecer outro país, vou ficar trancada no Brasil para sempre”, ou “esse meu sonho é bobo e não vale a pena”. A minha vênus em sagitário latejava – eu queria descobrir o mundo! Mas, a verdade é que eu achava que meus sonhos não iriam se realizar.

Foram muitos nãos colecionados que pareciam me afastar cada vez mais dessa minha ideia de ir para a Noruega (ou qualquer outro país que fosse). Era não de empregos, não de pessoas, não da universidade. A insistência, e a cabeça nas nuvens me geravam frustrações que reforçavam a vontade de desistir.

Processo de Aplicação Para A Universidade

Como assim você se aplicou para uma universidade na Noruega?! Pois bem, eu mesma não esperava que eu fosse fazer isso esse ano, nem que eu fosse passar para estudar em Stavanger. Foi tudo um esforço em conjunto com o meu namorado. Ele me incentivou e me ajudou durante todo o processo.

Para que eu pudesse aplicar para a Universidade de Stavanger (UiS), eu precisava do meu histórico escolar, e diploma de bacharelado traduzidos de forma juramentada para o inglês. Além disso, era também necessário realizar uma prova de inglês para provar proficiência. Sendo cria da Cultura Inglesa, eu sonhava em tirar o meu certificado com a Cambridge, porém por conta da pandemia, a opção mais rápida e segura foi o exame do TOEFL. Estava morrendo de medo de falhar na prova, pois eu sei que tem gente que se prepara durante um ano ou seis meses para a mesma. Eu estudei por dois meses e pouquinho, por exemplo. No final eu não tive a nota que eu desejava (100), mas eu obtive mais do que o necessário para a UiS me considerar elegível para a aplicação (o score final foi de 96).

Foi um corre-corre para conseguir uma tradutora que pudesse fazer tudo em cima da hora. Eu fiquei insistindo para que meus pais achassem os meus documentos escolares. Quando eu olho para trás e penso no pouco tempo que tínhamos, eu fico abismada com a agilidade da minha família e do meu namorado. Eu me apliquei no último dia de aplicação, que coincidentemente foi no dia do meu aniversário.

E Como Foi Receber O Resultado?

Essa parte foi a mais intensa de todas. Mantive minhas expectativas baixas para não gerar outra daquelas frustrações. Além disso, eu sabia que o meu diploma de bacharelado poderia gerar dúvidas. Formada em Relações Internacionais, as grandes cabeças pensantes da UiS poderiam não compreender o porquê de eu querer buscar um mestrado em Marketing; e foi justamente isso que aconteceu, depois de um mês eu recebi um belo “não” estampado no e-mail, dizendo que me faltava crédito em matérias necessárias para o curso de mestrado escolhido.

Eu sabia que eles estavam errados, e eu estava pronta para provar o contrário. Eu e meu namorado passamos duas semanas pensando na melhor forma possível de garantir minha entrada na universidade. Liguei para conversar com a conselheira da universidade, entrei em contato com o coordenador do curso de Relações Internacionais, e passei uma semana escrevendo, e reescrevendo a carta de apelação. Eu também traduzi 80 páginas da ementa do meu bacharelado para o inglês. Tudo foi cansativo demais, mas o cansaço e o estresse valeram a pena no final, pois depois de alguns dias eu recebi um “sim” da instituição norueguesa.

Sobre Stavanger

A cidade de Stavanger oferece um estilo de vida bastante animado e cosmopolita, uma vez que ela abriga expatriados inseridos na indústria petrolífera. A capital do petróleo é rodeada de parques, lagos, e montanhas com vistas incríveis. Eu já fiz um post detalhado minha primeira experiência visitando Stavanger, a cidade onde irei estudar, então não deixe de ler o post: Primeira Vez Em Stavanger, A Capital do Petróleo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *